sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Como Girassóis

Quem não gosta de flores? Principalmente nós mulheres, nos “derretemos” quando recebemos um belo ramalhete de flores, não importam quais sejam. Deus na sua infinita sabedoria e criatividade, formou uma diversidade de belas e perfumadas rosas, crisântemos, dálias, gérberas, lírios, orquídeas, cravos... Enfim: centenas de diferentes tipos das mais bonitas espécies de flores.

Há, porém, uma flor que, por possuir características peculiares, poderia ser comparada a nossa vida cristã: O girassol.

Esta é uma planta que possui uma das maiores flores da família das Astaeraceae, podendo chegar a 30 cm de diâmetro. Muito belo e visivelmente reconhecido onde quer que esteja plantado, e com um perfume característico. Essa flor pode chegar a 3 m de altura, destacando-se das outras plantas. Uma das principais características do girassol é possuir o comportamento conhecido como Helietropismo, ou seja: vive virado para o sol. Como se acompanhasse a “movimentação” do sol, ele procura sempre a fonte de luz que lhe traz vida. Essa planta também tem uma ampla capacidade de se adaptar a diversas condições de latitude e longitude, possui baixa incidência de pragas e doenças, aumenta a produtividade de lavouras onde se faz rotação de cultura com ela, e produz um óleo que, segundo os estudiosos, tem a melhor qualidade nutricional, entre outras.


Como servos de Deus também precisamos ser grandes diante dos homens. A Palavra nos afirma que Ele, o Senhor, nos colocou por cabeça e não por calda (Deuteronômio 28.13), para ocuparmos lugares de honra se atentamente ouvirmos a sua voz e obedecermos aos seus mandamentos. Nosso perfume precisa atrair as pessoas até Jesus. 2 Coríntios 2. 15-16 diz o seguinte: Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para a vida.”

Precisamos exalar a vida de Cristo onde quer que estejamos!

Malaquias 4.2 diz que o Senhor é o sol da Justiça; Apocalipse 22.5 afirma que Jesus brilha no meio da cidade santa de tal forma que nela não haverá nem sol! Aleluia! Precisamos andar seguindo o caminho da brilhante Estrela da manhã, que nos guia em caminhos seguros e não nos deixa tropeçar em meio às densas trevas. Assim como essa bela flor que se adapta as diversas condições geográficas, também precisamos nos sujeitar a vontade de Deus.

Em meio as lutas, costumamos murmurar, reclamar, a não aceitar a vontade do Senhor. Porém, há propósito em todas as coisas! Não há o que temer! Não há o que murmurar! No meio da guerra, Ele é o nosso general que sempre vence todas as batalhas. Ele nos protege das lutas e das “pragas” que tentam no destruir onde estamos plantados: calúnias, difamações, fofocas, não podem nos destruir nem nos corromper. Como girassóis, podemos ficar firmes contra essas astutas ciladas de Satanás que tentam destruir a obra do Senhor em nossas vidas. E o mais importante: assim como o girassol produz um dos melhores óleos, nossa vida também deve estar cheia do óleo – da unção, de Deus em nossas vidas. O julgo será quebrado por causa da unção (Isaías 10.27), diz o Senhor.

Só nos resta descansarmos e aquietarmos, pois assim como o Senhor cuida dos lírios – outra espécie de flor – "vos afirmo que nem salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles." (Mateus 6.28-30), Ele cuidará de mim e de você, girassóis que resplandecerão para sempre a sua grande e poderosa glória.

::Por Renata Lima

Líder do Ministério de Coreografia da Primeira Igreja Batista em Pirajá – Salvador/Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário